Passados o Outono e o Inverno, chegamos à Primavera, estação da renovação.
Pois está na hora de voltar a olhar para fora, trazer para fora o que está aí dentro, esta é a estação.
O sol e a brisa agradável puxam-nos para sair, voltarmos-nos para o exterior e inspirarmos-nos nas árvores e nas plantas para também nós renascermos e florescermos.
Está na hora de servir à mesa o que cozinhou no Inverno, cuidar das suas necessidades, concretizar os seus projectos.
Ao contrário do Inverno, estação de questões e reflexões, esta é uma estação de acções e de afirmações. Já deve ter reparado que o meu tom neste texto é também mais afirmativo, mais directivo.
Nesta estação, pegue em si próprio e saia para a rua, feche os olhos e sorria a sentir a brisa na face e o calor do sol na pele, abra os braços e espreguice-se, arregace as mangas e ponha cá para fora o que até agora manteve apenas dentro.
- Recupere relações que sejam importantes para si e que estejam a ficar perdidas, tome a iniciativa.
- Arrisque nos projectos que tão bem esteve a marinar no Inverno; não se desproteja demasiado mas também não se contenha em demasia, não adie desnecessariamente, lembre-se que esta é a estação de acções e de afirmações.
- Redecore a sua casa, pelo menos a sua casa interior, dê-lhe um toque mais leve, mais descontraído, faça por gostar de a habitar.
- Experimente coisas novas, actividades novas, comidas novas, pessoas novas; expanda-se e redescubra-se nestas novas experiências.
E não se esqueça, cuide de si, renove-se, esta é a estação.
Joana Fojo Ferreira
Psicoterapeuta